“Em todo começo reside um encanto
que nos protege e ajuda a viver.”
Herman Hesse
Realmente não é fácil ficar em casa o tempo todo, deixar de lado os amigos, os familiares, trabalhar remotamente, ou ficar sem trabalho. Reuniões sociais nem pensar, muito menos ir ao cinema, teatro, barzinho… Escolas fechadas, crianças precisando estudar on-line. Profissionais precisando se reinventar, quem torcia o nariz para atividades on-line, precisou aprender a usar aplicativos para participar de reuniões virtuais. Donos de pequenas empresas, trocaram o atendimento presencial pelo delivery ou drive-thru. Atualmente até a compra do supermercado é na ponta dos dedos.
Enfim, a vida mudou, e grande parte das pessoas que reclamavam que mal tinha tempo para ficar em casa ou junto à família, agora reclamam que não sabem mais como lidar com esse isolamento. Entre as dificuldades mais comuns estão a falta da rotina relacionada ao trabalho e da convivência diária com os colegas, conversar e sair com os amigos, passear com a família, ficar a mercê de tantas informações desencontradas. Outro ponto importante que muitos destacam é a queda na renda, principalmente de profissionais liberais.
Ouvi alguns jovens comentando que até as coisas que gostavam antes, como jogar on-line, maratonar séries estão entediantes, que passam muito tempo largadas no sofá ou no quarto, com celular o tempo todo, em redes sociais para se distraírem.
Perguntei a amigos e amigas quais foram as coisas interessantes ou novas que eles começaram a fazer a partir desse isolamento social.
Elas relataram que fizeram muitas descobertas nesse novo normal. Algumas contaram sobre a resistência ou preconceito que tinham com o virtual e que agora estão fazendo cursos on-line pela primeira vez, ou usando alguma plataforma para participar de reuniões, sejam de trabalho ou para eventos. Sem contar as lives, que fazem o maior sucesso, para todas as áreas e gostos. A professora A. M. S conta que está participando de um sarau virtual e conhecendo pessoas novas.
Segundo S. F. o saldo foi positivo, foi fantástico estar em lugares diferentes e participar de eventos, o que antes da pandemia não seria possível, pois tinha certa resistência a eventos via plataforma.
O professor G. S. aproveitou para se dedicar mais aos estudos e aprimoramento profissional, e conta ainda que esse momento ajudou a fortalecer seus laços de amizades.
Outro comentário interessante foi de C. M, que nesse período de isolamento, pode curtir os espaços físicos de sua casa, que nunca aproveitava pela jornada de trabalho como professora, agora consegue usar sala de TV e até tomar sol pela manhã .
A convivência também está em xeque. As pessoas estão passando cada vez mais tempo em família, para muitos esse fato traz complicações, enquanto para outros, é tempo de aproximação e descobertas.
Apesar de tantas mudanças em nossas vidas devido ao isolamento, esse tempo nos proporcionou a novas descobertas, quem estava aberto ao novo, conseguiu se adaptar melhor a essa realidade e está aproveitando o tempo em casa para se aprimorar, seja como pessoa, ou como profissional.
E para você, qual foi a grande descoberta nesse momento?
Imagem: Pixabay
Excelente reflexão a respeito do momento em que vivemos. Ótimo texto!