Na primeira matéria da série Literatura como alimento e cuidado, a convidada é Patricia Melandres, bibliotecária e pós-graduanda em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Cândido Mendes. Apaixonada por Literatura, criou o canal Respiro Literário para compartilhar suas experiências, seu amor pelos livros, contar histórias, entrevistar profissionais do universo literário e educadores, entre outros, tendo sempre a literatura como foco principal.
Patricia conta que sua paixão começou na infância, sua mãe costumava comprar muitos livros infantis, e sua irmã foi sua grande referência por ser uma leitora voraz, passava as tardes lendo no quarto. Foi a irmã que a levou pela primeira vez à biblioteca municipal. “Foi um momento muito mágico porque eu entrei naquele ambiente enorme, cheia de livros e tinha um espaço especial para a Literatura Infantil, os livros eram coloridos, lembro-me muito bem, as prateleiras eram mais baixas, então a gente podia ter acesso aos livros, a partir disso despertou esse desejo de começar a ler mais”, relembra.
Já no ensino médio, graças à professora de Literatura, que tornava a leitura prazerosa e não uma mera cobrança, despertou nela novamente o desejo de ler, de viajar nas histórias, nos romances.
Quis o destino que ela fosse trabalhar em uma biblioteca, e assim, passou a ler ainda mais. Nessa época, descobriu a poesia, seu gênero predileto até hoje. Além de ser apaixonada por Cecília Meireles, gosta muito de Manoel de Barros e Bartolomeu Campos de Queirós. Outros poetas que costuma ler são: Sérgio Vaz, que traz a poesia periférica, falando a linguagem dos jovens; Pedro Salomão, com toda a sua sensibilidade. Entre seus livros preferidos atualmente está Outros jeitos de usar a boca, da indiana Rupi Kaur, uma poesia empoderada feminina.
Toda essa paixão pela literatura e a experiência de anos trabalhando em bibliotecas universitárias a fez escolher o curso de Biblioteconomia. Em suas pesquisas na área, conheceu a Biblioterapia e percebeu que a prática já fazia parte de sua vida mesmo antes de conhecê-la, na biblioteca costumava conversar com os alunos, que lhe pediam sugestões de leitura, ela sempre indicada de acordo com a necessidade deles, muitos queriam leituras que abordassem um tema relacionado a sentimentos, a questões que estavam vivenciando. Para saber mais sobre o assunto, Patrícia se aprofundou nas pesquisas e participou de vários cursos livres.
Nesses estudos, constatou que a Literatura Infantil, sua segunda paixão depois da poesia, é bastante explorada na prática da Biblioterapia devido à sensibilidade dos textos, do imagético, das ilustrações, da linguagem. A palavra Biblioterapia é formada pela junção de dois elementos de origem grega — biblíon (livro) e therapeía (terapia).
Embora pouco difundida, a prática é antiga, há estudos que mostram que a leitura era recomendada como aliada ao tratamento médico na Grécia Antiga e na Índia. Após aprender mais sobre Biblioterapia, Patrícia resolveu colocá-la em prática, desenvolvendo um evento em sua cidade.
A partir da pós em Literatura Infantil e Juvenil, e de um desafio proposto pelo professor Thiago Gomide, Patrícia pensou em convidar professores e colegas do curso, de diferentes regiões do país, que em comum tem essa paixão por literatura, sejam como autores (as), ilustradores (as), professores (as), contadores(as) de histórias, profissionais de educação que trabalham com mediação de leitura.
Assim nasceu a série Como nascem os livros, entre seus entrevistados estão as escritoras Ana Cecília Porto e Marilza Conceição Novack, ambas escritoras; Renata Nogueira, ilustradora; Adriana Campana,mestre em educação; Maria Indiane Flores, professora, contadora de histórias e cosplay; Andreia Schweitzer, editora de Literatura Infantil.
Na estréia do canal no Youtube, o bate-papo foi com a escritora Cintia Barreto e o ilustrador Camilo Martins, que contaram um pouco sobre a parceria em Lia lia, um livro apaixonante, que está fazendo muito sucesso entre leitores de todas as idades.
Por que
Respiro
Literário?
E você, também é um(a) apaixonado(a) por literatura? Venha respirar literatura com a Patrícia. Siga seus canais nas redes sociais:
Parabéns Fátima pelo texto e pela generosidade de criar oportunidades para nós professores e escritores, através deste espaço literário.
Gostei muito de saber um pouco mais sobre a queria Patricia, nossa colega de Pós LIJ . Ela é um doce de pessoa, pura poesia.