Viagem

A vida é como uma viagem num solitário barco pelo mar revolto da humanidade. Cabe a cada um de nós guiar seu próprio barco da melhor maneira possível, já que a vida tem seus altos e baixos:  as marés,   as tsunamis, as tempestades, as perdas…      

Difícil navegar nestas condições. Mas como todo bom navegador, cumpre a cada um contornar seus obstáculos e ir em frente. O importante é sintonizar o ritmo do universo, sempre contínuo, nunca retrógrado.

Ninguém sabe o que lhe espera no outro lado, mas o importante é seguir em frente. Nem sempre se tomará o rumo certo. Mas qual é o certo? A vida pode mudar numa fração de segundo. Com ou sem o nosso consentimento. Hoje mais do que nunca, tenho certeza disso.

Cada ser humano é único. Não importa se é rico ou pobre, se erudito ou analfabeto, se bonito ou feio, se importante ou apenas mais um. A diferença está na capacidade de sentir o mundo. De aprender, mesmo com as coisas mais simples, de saber enxergar o outro como seu semelhante, de ver o lado bom até mesmo quando parece complicado demais. De lutar pelos seus ideais, mesmo que os outros achem que são tolices. De acreditar, mesmo quando o universo parece conspirar contra. Deve-se estar sempre preparado para o novo.

Às vezes, é preciso fazer um retrospecto, ver onde se falhou para acertar da próxima vez. É preciso confiar em si mesmo, confiar em algo maior, não importa qual a concepção religiosa ou se nem tem religião, ou mesmo se pra você o divino  é apenas  a fonte de energia cósmica ou simplesmente  sua própria força interior. Mais importante que defini-lo é ter a fé. É a fé que nos guia qual farol na noite escura. Que nos mostra a direção. 

É preciso saber se doar e  ter coragem de pedir. A alegria e a dor são as faces da mesma moeda. Viver é um eterno aprendizado, porque nunca se está totalmente pronto. Nunca se tem total certeza. O ser humano está sempre em transformação. Feliz daquele que compreende isso.

Esse é o maior desafio: VIVER cada dia como um novo e maravilhoso dia.  

by Fátima



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *