Viajando na leitura com Andréia Celegato

Já imaginou ir a uma horta para comprar verduras e se deparar com uma biblioteca, ou melhor, uma hortoteca? Esse lugar existe e está no livro Viajando na leitura com Godô.  Conversei com  a autora para conhecer um pouco mais sobre essa história  e  as personagens (reais) que fazem parte dessa grande aventura. Além de ser muito talentosa, ela é uma simpatia,  contou sobre seu trabalho, deu dicas para quem quer contar histórias, compartilhou suas fotos e muito mais. Vamos  embarcar na magia da leitura com a Andréia Celegato?

Andréia Celegato

Mineira de Andradas, Andréia vive atualmente em Americana, SP. É escritora, pedagoga, contadora de histórias, educadora musical, artesã e   mãe de três adolescentes. Histórias e educação sempre estiveram em sua vida, após a pedagogia, fez pós-graduação em Psicopedagogia, Educação Especial, Libras, Educação Musical e Contação de Histórias e Literatura.

Quando era pequena, ela  gostava muito de ouvir histórias contadas pelos  professores ou por seus pais. Então, desde que começou a a lecionar, as histórias sempre estiveram presentes em sua sala de aula.

Você é pedagoga, qual a importância da contação de histórias na educação infantil?

A criança é como uma esponjinha, absorve tudo com muita facilidade e a contação de histórias na educação infantil é uma grande aliada para estimular a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento. Através  das histórias, as crianças são capazes de se identificar com as personagens, possibilitando vivenciar diversas emoções e ajudando a criança a resolver seus conflitos internos e emocionais.

Andréia e Godô se preparando para mais uma viagem na leitura

Contação em asilo
Contação para professores
Contação na biblioteca
Nas aulas remotas,  professoras (es) tiveram que se reinventar, qual a dica que você dá para quem não tem muita facilidade para contar histórias e como prender a atenção dos pequenos?

Para professores que não têm facilidade em contar histórias e se sentem mais seguros estando com o livro em mãos, a mediação de leitura é uma boa opção,  pois é tão importante quanto a contação  de histórias. Vou dar algumas dicas:

Para contar histórias e prender a atenção dos alunos, o primeiro passo é escolher uma boa história e se identificar com ela, gostar da história que irá contar.

Leia a história várias vezes, ensaie  em voz alta ou conte para algum familiar. Dê toques pessoais à história. Crie vozes para os personagens e faça caras e bocas se necessário.

Para prender a atenção das crianças,  dê vida às personagens, e mude seu tom de voz durante a contação. Usar vozes diferentes para personagens ajudam a chamar a atenção das crianças  para a história.

Peça a participação e a opinião das crianças durante a história.

O fantoche é um recurso muito bom para bebês e crianças da educação  infantil.

Mesmo sendo pela telinha, é importante que o contador de mantenha o olhar para a lente da câmera, assim a criança sentirá que a história está sendo contada para ela.

Gravação Quintal da Cultura
Andréia e Alyssa contando histórias
Você também cria material pedagógico para contação de histórias, de onde vem sua inspiração?

Confecciono fantoches,  parachutes, saias literárias, instrumentos musicais com materiais recicláveis entre outros adereços. Esses são recursos que ajudam muito durante a contação. Sempre gostei muito de criar histórias,  criar personagens  e recursos para deixar a contação  mais envolvente e animada. A cada história que conto, sempre surgem ideias de novos recursos que poderão ser usados. E assim se dá o processo de criação. Minha cabeça não para, estou sempre pensando em algo novo , recursos que  tornem o momento das histórias mais prazeroso .

Andréia no Quintal da Cultura
Contação com a presença do Godô
Agora, suas histórias pousaram em um livro, conte como foi esse processo.

Desde muito jovem  gostava de escrever poesias e escrever em meu diário. Nasci e fui criada no sítio com meus pais. Brincava e corria livremente pela natureza e qualquer graveto encontrado já virava  personagem. Tenho muitas histórias escritas, porém não publicadas.

A história “Viajando na leitura com Godô” foi escrita há cinco anos. Criei o personagem Godô,  que é um livrão e juntos visitavámos escolas, creches, asilos, festas de aniversário, praças públicas e eventos em geral, sempre levando boas histórias. Ao ver a alegria das crianças e dos adultos ao conhecerem o Godô,  senti vontade de publicar esta história.

No livro Viajando na leitura com Godô, você retrata personagens reais, como Seu Elias e Alyssa. Por que eles são tão importantes no incentivo à leitura e porque os escolheu?

(Confesso que fiquei encantada com a Hortoteca do Sr. Elias, a Alyssa já conheço do Youtube, o canal dela é incrível)

.

Este livro surgiu a partir do projeto literário “Leiturinha Orgânica” em que  Seu Elias e Alyssa eram parceiros. “Eram”, pois com a pandemia, os projetos presenciais não puderam mais ser realizados. Mas os virtuais continuam a todo vapor.

Seu Elias tem uma história fantástica com os livros, ele conta que teve sua vida salva por um livro, mas isso é uma outra história, hoje  é horticultor e tem uma biblioteca dentro da horta. É apaixonado por literatura. E Alyssa Tomiyama que desde seus oito anos desenvolve projetos literários,   é contadora de histórias,  escritora e booktuber, uma grande incentivadora da leitura.

Andréia, sr. Elias e Alyssa
livro_godo
Capa do livro

Andréia Celegato também é co-autora em mais quatro livros:

Poetizando emoções , com poesia “Doce lembrança ” em homenagem à avó  materna que faleceu em 2020 e foi uma pessoa muito importante em sua vida.

De volta a infância, com conto ” O homem do saco”  baseado nas histórias que ouvia quando criança;

Poesia de todo canto, com a poesia “Caixinha de emoções” que fala de sentimentos.

Let it be, com poesias inspiradas em músicas dos Beatles, a sua foi inspirada na música Yesterday.

A música também é muito importante em seu trabalho. Fale um pouco sobre isso.

Em parceria com o produtor musical Jhesus Britto, a cada história escrita e  publicada, eu componho uma música e Jhesus faz o arranjo musical, coloca melodia na letra.

As músicas são trabalhadas em sala de aula, nas minhas aulas de musicalização. Um trabalho que envolve literatura, música e brincadeira.

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, os eventos com público foram cancelados. Como você fez em relação às contações e outros projetos?

Durante a pandemia criei meu canal no YouTube (Andréia  Celegato), nele posto vídeos de contação de histórias,  tutoriais de como confeccionar instrumentos musicais e brinquedos utilizando materiais recicláveis. Em breve também postarei vídeos com dicas de contacão de histórias. Disponibilizo os vídeos para professores e  escolas para que sejam usados em suas vídeoaulas.

Ainda no canal há vários vídeos com participação especial de outros contadores de histórias,  educadores musicais, cantores, palhaços. São  artistas que juntamente  com a contação de histórias  tiveram a oportunidade  de mostrar sua arte. Deixo aqui o convite para interessados em gravar vídeo comigo e mostrar um pouco da sua arte.

Quem quiser entrar em contato com Andréia Celegato, conhecer mais sobre seu trabalho, produtos e comprar o livro, abaixo os links que direcionam para  suas redes sociais.

Viajando na leitura com Godô

Andréia Celegato

Ilustração Guilherme Carossi

Vicenza Edições Literárias

2020

Como comprar

  • pelo WhatsApp  (19)98267-8652
  • pelo direct do  instagram @deiacelegato 

  • nas papelarias Tamoyo e Promaq (Americana)
  • Livraria Bonde da Leitura (Americana)


One thought on “Viajando na leitura com Andréia Celegato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *