Pentimento

A primeira vez que me deparei com essa palavra foi no título de um romance1, isso há mais de duas décadas. Não me lembro muito bem da história, mas ficou marcado em minha memória a palavra e seu significado. Um pentimento2  é uma alteração em uma pintura, com o passar do tempo aparecem vestígios do trabalho anterior, é  possível ver em alguns quadros algumas linhas originais, que mostram que o artista mudou de  ideia quanto à composição durante o processo de pintura, ou se arrependeu.

Esses dias estava olhando para uma pintura  que ganhei há muito tempo, observando que por baixo da tinta havia uma outra cor, riscos que antes não observara, lembrei-me daquela palavra e da época em que li o romance, quando eu era só uma garota cheia de sonhos…

Comparando a vida a uma obra de arte, que está em constante processo de composição, o quanto do esboço original ainda existe?

Quando somos jovens, temos muitos sonhos, fazemos um esboço de como será nossa vida. O tempo vai passando, evoluímos, aprendemos tantas coisas novas, vão-se alterando os rumos de nossas vidas. Alguns sonhos se mostraram ingênuos, outros sem muito sentido, ficaram abandonados para sempre. Alguns sonhos ainda permaneceram e ficaram guardados no sótão da memória esperando algum dia saírem de lá.  Quantas vezes olhamos para trás e sentimos saudades da época do sonhar? Saudade de nós mesmos?

Um dia desses, uma amiga  falou que não troca sua vida aos  40 pela que tinha aos 20 anos. Sim, a maturidade tem suas virtudes. Aprendemos que em vez de sonhos devemos ter projetos, pois os sonhos ficam no plano dos desejos, os projetos, no da ação.

Mas aquele sonho que ficou lá esquecido, que toda vez que acontece alguma coisa na nossa vida o revisitamos, aquele do “talvez algum dia eu faça isso” como fica? Esperar a aposentadoria? Pode não dar tempo. Esperar que outras pessoas nos apoiem? Os  outros têm seus próprios sonhos. Esperar que os filhos cresçam, que se deem bem na vida? Seus filhos terão seus próprios sonhos. Por que não podemos transformar aqueles sonhos de juventude num projeto da vida madura?

O tempo insiste em mostrar os esboços que fizemos um dia, as linhas estão ainda lá, se olharmos bem, podemos vê-las por baixo do verniz, das tintas, dos anos…Será possível reescrever nossa história, redesenhar nossa vida?

Claro, enquanto estamos vivos, tudo é possível.

Assim como o tempo faz com que os traços originais de uma tela apareçam e talvez sejam mais interessantes que a atual, os traços antigos das nossas vidas podem nos mostrar um caminho que há muito nos desviamos.

Um abraço,

Fátima

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

1. PENTIMENTO – 1ªED.(2010)
título original: PENTIMENTO
autor: Lillian Hellman tradutor: Elsa Martins

páginas: 320
ano de edição: 2010
ano copyright: 1973

2. pentimento

substantivo masculino

I.PINTURA

vestígio de uma composição anterior ou de alterações em um quadro, tornadas visíveis (esp. em pinturas a óleo) com a passagem do tempo.

II. arrependimento, remorso, pesar

III. mudança de parecer



One thought on “Pentimento

  1. Finalmente tornar-me uma escritora foi um pentimento…. esboços de sonhos desde a infância. Ainda estou engatinhando nesse novo caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *