Escrita como autocuidado

Quem não teve um diário na adolescência? Ou aquele caderno para anotar reflexões, pensamentos, desabafos, poemas ou frases de amor? Confesso que tive vários e alguns estão guardados até hoje. O tempo passou e perdi esse hábito, até entender que, além de ser uma forma eficaz de expressão emocional, a escrita também pode ajudar a aumentar a nossa autoestima, a termos mais consciência sobre nossas emoções e a melhor geri-las.

Ao escrevemos sobre nossas emoções, entendemos melhor sua origem ou a causa,  trazendo benefícios para a nossa  saúde mental, como redução do estresse e melhora do humor, ou seja, a escrita pode nos ajudar a sermos  mais autoconscientes e a definirmos metas mais claras. Por tudo isso, podemos dizer que a escrita é um autocuidado.

Quando nos conectamos com nossa verdade interior e somos capazes de escrever  sobre nossas experiências de vida, traumas ou desafios, ocorre um processo transformador. Por meio da prática regular, desenvolvemos confiança em nossas habilidades e nos tornamos mais confortáveis em compartilhar nossas ideias e anseios. Escrever  nos auxilia a  identificar e avaliar sentimentos e emoções, o que contribui para o nosso crescimento pessoal

IMPORTANTE

Há situações na vida em que apresentamos dificuldades para enfrentá-las sozinhos, por isso é importante buscar um apoio especializado de profissionais, como psicólogos ou terapeutas, para nos ajudar a compreender problemas emocionais, comportamentais e mentais. Muitas dessas questões estão enraizadas e que podem ser difíceis de identificar sem orientação profissional. Se for o caso, não hesite em buscar ajuda o quanto antes.

POR ONDE COMEÇAR?

 Um diário ou um simples caderno para anotar livremente nossas  reflexões, ideias ou algo que queremos é um bom começo. Quando escrevemos, refletimos de forma mais profunda e conseguimos identificar padrões de comportamento ou de pensamentos que nos impedem de alcançar nossos objetivos. Isso  nos ajuda a reconhecer áreas em que precisamos melhorar ou até mesmo realizar as mudanças necessárias. 

Há quem prefira usar computador ou smartphone para digitar. Nesse caso, é preciso tomar cuidado para não se distrair com notificações que chegam a todo momento. 

Há vários estilos de escrita, confira alguns.  Qual combina mais com você?

ESCRITA TERAPÊUTICA

Uma ferramenta poderosa para liberar emoções reprimidas e promover a saúde emocional. 

Quando escrevemos sobre nossos sentimentos mais profundos e até mesmo,  dolorosos, damos voz às nossas emoções e permitimos que elas sejam processadas de maneira saudável.

Ao praticá-la, podemos explorar questões emocionais que nos afetam de forma negativa. Podemos escrever sobre traumas passados, relacionamentos tóxicos ou outra situação que nos cause algum sofrimento emocional. 

Ao externalizar esses sentimentos, eles são reconhecidos e compreendidos.

ESCRITA REFLEXIVA

Esse estilo nos ajuda a  explorar nossos pensamentos, e assim, somos capazes de ganhar novas perspectivas e insights sobre nós mesmos e o mundo ao nosso entorno por meio  do  autoquestionamento.

Quando escrevemos sobre um determinado assunto ou experiência, podemos nos  fazer determinadas perguntas, que nos levam a refletir mais profundamente. Essas questões podem ser sobre nossos valores, crenças ou ideias pré-concebidas. Desse modo, seremos capazes de expandir nossa compreensão e considerar diferentes pontos de vista.

A escrita reflexiva nos ajuda a identificar padrões recorrentes em nossos comportamentos diante de algumas situações.

FREEWRITING

É a escrita livre, uma técnica bem interessante e muito útil quando enfrentamos bloqueio criativo ou  para explorar novas ideias e perspectivas. Escreve-se continuamente por um determinado período, sem preocupação com gramática, ortografia ou coerência, o objetivo é liberar a mente e permitir que as ideias fluam livremente. 

Para quem não tem o hábito de escrever, pode começar dedicando 5 a 10 minutos, pode ser de manhã,  durante o intervalo para o almoço…

 

ESCRITA AUTOMÁTICA

Como já diz o nome, nesse estilo, escrevemos rapidamente sem censurar os pensamentos ou julgar o que está sendo escrito.

O objetivo é acessar o subconsciente e permitir que as palavras fluam intuitivamente. A escrita automática pode revelar insights profundos e nos ajudar a descobrir novas perspectivas e soluções para desafios pessoais.

PROMPTS DE ESCRITA

Um prompt é um comando, deve ser algo que  estimule a imaginação e a criatividade, por exemplo, uma fotografia, uma música ou uma frase simples como “Escreva sobre seu dia” ou algo mais complexo como “Imagine-se e descreva o que vê, sente e ouve”.   Há alguns livros-caixinha que são bem interessantes com exercícios práticos para estimular a criatividade.

ESCRITA INTROSPECTIVA

Uma poderosa ferramenta para explorar questões existenciais e filosóficas que permeiam nossa vida. Ao nos dedicarmos a refletir por meio da escrita, somos capazes de mergulhar em nossos pensamentos mais profundos e questionar o propósito da nossa existência, o significado da vida e as verdades fundamentais que regem o universo. Quando escrevemos sobre essas questões, podemos nos surpreender com as respostas que encontramos dentro de nós.

Vamos começar? Pode ser um diário, um caderno, um bloquinho… O importante é   anotar seus pensamentos, textos ou inquietações, o que desejar. 

Explorar diferentes estilos de diários pessoais pode ser uma maneira enriquecedora de praticar a escrita como forma de autoexpressão e autocuidado. Existem várias abordagens criativas que podem nos ajudar a descobrir o estilo que melhor se adapta à nossa personalidade e/ou objetivos.

Além disso, podemos experimentar técnicas de escrita criativa mais estruturadas, como  poemas, pequenas histórias, cartas  para uma pessoa importante em nossa vida (mesmo que nunca sejam entregues), textos em prosa poética, entre muitas outras. O importante é cultivar o hábito da escrita e a explorar diferentes estilos literários,  expandindo  nossa criatividade, sendo um processo que nos faz bem e, se compartilhado, afetar positivamente ao leitor (se esse for o intuito).

Convido você a experimentar a prática regular da escrita, a tirar um tempo do seu dia para escrever. Ao fazer isso, você poderá observar os benefícios que essa atividade pode trazer para sua vida e seu equilíbrio emocional.

Para saber mais sobre o tema:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *